Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

10 Cidades para Visitar em Portugal

Dos vales do norte às majestosas ilhas, conheça 10 cidades para visitar em Portugal


Planejar uma viagem a Portugal pode ser uma tarefa difícil quando se tem tantas cidades históricas e agradáveis para visitar. As atrações turísticas em Portugal são variadas, pois cada cidade conta um pouco de sua história com castelos, mirantes, praias e vilas. Neste artigo do blog, vamos apresentar 10 das melhores cidades para visitar em Portugal. Veja quais são abaixo!


Visitar Lisboa

A capital do país é, claro, um destino obrigatório para os turistas, além de ser uma das cidades mais charmosas da Europa. Ela tem muitos locais históricos com becos e restaurantes tradicionais que mostram muito do passado e da cultura do país. Confira as principais atrações:

  • Torre de Belém foi o ponto de partida para os navegadores que partiam de Lisboa para descobrir novas rotas marítimas, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. O passeio interno da torre inclui as salas de audiência da época, os aposentos dos reis, os canhões e o Terraço Baluarte;
  • O Mosteiro dos Jerónimos é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem um cenário histórico impressionante. Ele foi construído para celebrar o retorno de Vasco da Gama das Índias e impressiona com sua arquitetura impressionante e seu imenso jardim;
  • Alfama é um bairro historicamente rico e pitoresco de Lisboa. É famoso pelo fado, um estilo musical português melancólico, frequentemente ouvido em seus pequenos restaurantes e bares;
  • A Praça do Comércio (anteriormente chamada de “Terreiro do Paço”) é uma grande praça à beira-rio, marcada por arcos triunfais, que foi historicamente um centro de comércio e cerimônias oficiais.


É possível fazer vários passeios de bate-volta a partir de Lisboa para cidades próximas como Sintra, Cascais ou Óbidos.


Visitar o Porto

A cidade do Porto tem um charme único. Quem visita sempre quer voltar! Por ter inúmeros pontos turísticos históricos, recomendamos seguir um roteiro organizado e prático, como é o caso do tour completo no Porto. Conheça os principais locais da cidade:

  • O Cais da Ribeira está localizado às margens do Rio Douro. É um dos passeios mais populares e cartão postal da cidade. Há vários restaurantes, bares e lojas de souvenirs no local. No mesmo calçadão, logo em frente, está a ponte D. Luiz I, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia em uma vista incrível do Douro;
  • A Estação de trem de São Bento é belíssima por ter suas paredes de azulejos em seu hall que retratam a vida cotidiana e a história portuguesa;
  • A Sé do Porto é um marco religioso e arquitetônico proeminente na cidade do Porto. Apresenta uma mistura de estilos incluindo o românico, o gótico e o barroco.

O Porto é uma das cidades para visitar em Portugal mais ricas em cultura e tradição


Assim como em Lisboa, devido à sua proximidade com outras cidades do norte do país, você pode fazer várias viagens de bate-volta para outras cidades. A cidade do Porto também é o ponto de partida para uma das viagens mais bonitas do norte do país: o Cruzeiro pelo Rio Douro até o Vale do Douro.

Como a cidade também fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Espanha, por que não fazer uma visita à cidade de Santiago de Compostela, na Galiza? Como você pode ver, não faltam opções de passeios a partir do Porto!


Visitar Braga

Braga fica no Norte de Portugal e foi fundada há mais de 2000 anos. A cidade é uma das mais antigas do país e a terceira maior de Portugal, depois de Porto e Lisboa. Com suas igrejas e jardins, Braga está entre as cidades mais bonitas do país. Conheça atrações que não pode deixar de ver:

  • A Sé de Braga, um magnífico exemplo de arquitetura religiosa, enraizada na história e na espiritualidade da cidade, testemunhando séculos de cultura e devoção;
  • Santuário do Bom Jesus do Monte fica no alto da colina de Braga e é conhecido pela sua escadaria com mais de 600 degraus. Do topo, poderá desfrutar da vista da cidade.


Visitar Guimarães

Cidade onde nasceu Portugal, Guimarães carrega muitos anos de história. A cidade é chamada de “cidade berço” de Portugal pois D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, a escolheu como capital do reino após sua vitória na Batalha de São Mamede em 1128.

Guimarães é um local fascinante e possui muitos pontos turísticos que contam a história do país, como o Castelo de Guimarães ou o Paço dos Duques de Bragança.

Graças à sua proximidade, no nosso tour “Braga e Guimarães” poderá visitar estas duas cidades do Minho num só dia. Saiba mais aqui!

Castelo de Guimarães, cidade onde nasceu Portugal


Visitar Coimbra

Coimbra é conhecida como a “Cidade dos Estudantes” por possuir uma das universidades mais antigas do mundo. A cidade tem festas tradicionais acadêmicas e os principais eventos contam com muitos shows, festas e diversão. O que não pode deixar de ver: 

  • Universidade de Coimbra é uma referência em Portugal. Conhecê-la é uma obrigatoriedade na passagem pela cidade. Quem visitar o campus vai ficar encantado com os estudantes vestidos com suas tradicionais capas pretas;
  • Sé Velha é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. No interior, além da possibilidade de visitar a igreja, há um pequeno jardim na zona central com arquitetura romana belíssima. 


Visitar Fátima

Fátima é uma cidade única que combina a rica história religiosa com uma atmosfera de devoção. É reconhecida internacionalmente como um importante destino de peregrinação católica, um local onde milhões de fiéis convergem para compartilhar sua fé, participar em cerimônias religiosas e buscar um sentido mais profundo de espiritualidade.

Aqui, é obrigatório visitar o Santuário de Fátima construído em homenagem às aparições da Virgem Maria a três crianças (Os Três Pastorinhos) em 1917.

O Santuário de Fátima é um local onde pessoas de diferentes culturas e origens se unem em busca de paz


Visitar Aveiro

Conhecida como a Veneza Portuguesa, Aveiro é repleta de história, arte, cultura e muitos canais. Uma visita na cidade sugere um passeio de barco moliceiro. O passeio tem a duração de 45 minutos e percorre os quatro principais canais da cidade.

Outro local de interesse nesta cidade é a Costa Nova, na linha do mar, com suas casas com listras verticais e horizontais e de cores diversas, trazendo à visão do visitante toda a beleza do local.

Aveiro também é casa de doces típicos populares como os famosos “Ovos Moles” e as “Tripas Doces”.


Visitar Viana do Castelo

Viana do Castelo fica no extremo norte do país e possui várias atrações turísticas diferentes. A cidade conta com muitos monumentos importantes para a história de Portugal. Veja os principais locais para visitar nesta cidade:

  • Centro Histórico tem mais de quinhentos anos e hoje é considerado o coração da cidade. No centro encontra-se a Praça da República com suas construções centenárias como os Antigos Poços do Concelho, a Igreja de Misericórdia e um belo chafariz no centro. Ao redor é repleto de restaurantes e bares, lojas de souvenirs e artigos regionais rodeiam a praça;
  • Santuário de Santa Luzia é o monumento mais emblemático de Viana do Castelo e atrai milhares de visitantes que rezam pela proteção de Santa Luzia.


Visitar Funchal

O Funchal é a capital da ilha da Madeira, situada na costa sul. Um paraíso no Oceano Atlântico, está aproximadamente a 700 quilômetros da costa ocidental africana. A cidade é cercada por montanhas e paisagens naturais de tirar o fôlego. Para visitar o Funchal, andar no seu teleférico e conhecer esta maravilhosa ilha, recomendamos um tour com tudo incluso para poder aproveitar o melhor da Madeira.

Teleférico sobre a cidade do Funchal, na Madeira


Visitar Ponta Delgada

Ponta Delgada é a capital de São Miguel, a maior ilha das nove que compõem o arquipélago dos Açores. Marcada por igrejas, bairros típicos e muitos miradouros, Ponta Delgada é o destino ideal para quem gosta de belezas naturais. Na ilha, desde as Furnas, uma área geotermal ativa, à Lagoa das Sete Cidades, não faltará aventura ao ar livre e conexão com a natureza. Para garantir todos os passeios do local, programe uma excursão completa, com alojamento em Ponta Delgada.


Agora já conhece 10 cidades para visitar em Portugal

Como viu, há inúmeras cidades cheias de história que você pode visitar em Portugal. Com roteiros para todos os gostos, pode ser difícil escolher apenas um. Mas não se preocupe, na ecoTravel Portugal, além de conhecermos o nosso Portugal, contamos com uma equipe experiente, guias especializados e um carinho enorme pelo nosso país. Estamos disponíveis para ajudá-lo sempre que precisar.

Nossa mais valiosa dica é optar por passeios com uma empresa especializada como a nossa, que ofereça aos viajantes uma experiência mais organizada, informativa e enriquecedora. Não faltam maneiras de explorar Portugal e aprender sobre a nossa história. Visite-nos!

COMPARTILHE:

Saiba mais informações

Preparado para reservar?