Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Melhor época para viajar para Portugal

Descubra qual é a melhor época para visitar Portugal e quais as experiências de cada estação

Portugal é um país encantador e diversificado, repleto de histórias fascinantes, paisagens deslumbrantes e sabores deliciosos. Se você está planejando sua viagem até esse país, é importante considerar a melhor época para o visitar, levando em conta o clima, as festas populares e as vantagens específicas de cada temporada. 

O país oferece opções de praias, vinícolas, serras, e muito mais, com temperaturas que podem variar bastante ao longo do ano. Neste artigo, iremos mostrar o charme de Portugal em todas as épocas do ano, desde o verão animado até a tranquilidade do inverno.


Como é o clima em Portugal?

O clima em Portugal varia de região para região, mas geralmente é ameno e temperado devido à influência do Oceano Atlântico. Em geral, Portugal é conhecido por ter muitos dias de sol ao longo do ano, tornando-o um destino popular para os amantes do clima ameno.

No verão, as temperaturas são altas e os dias de chuvas são raros. No inverno, apesar de fazer frio e chuva, raramente chega a temperaturas negativas. Na primavera e no outono, a temperatura é sempre muito agradável e as paisagens ganham ainda mais pontos no quesito beleza.

Então, a depender do gosto de cada um, poderá escolher entre o calor e os dias quentes, uma temperatura mais amena com paisagens floridas, ou ainda as folhas secas para curtir um clima tipicamente europeu e um delicioso vinho.


Alta temporada em Portugal: Verão

O verão na Europa acontece nos meses de junho a agosto e é sempre a época mais badalada do ano. Além de aproveitar as praias e as atividades ao ar livre, é o período do ano em que acontecem os principais eventos festivos.

Durante o verão, Portugal ganha vida com seu clima quente e ensolarado, convidando os turistas a desfrutarem de praias deslumbrantes e festas animadas. As extensas faixas de areia da Costa do Algarve ou da Costa Vicentina são destinos imperdíveis para os amantes do sol e do mar.

O Algarve é o destino preferido de muitos turistas devido às suas praias e ao clima quente


Além das praias, o verão em Portugal é famoso pelas suas festas populares. Durante todo o mês de junho, acontecem diversas comemorações a céu aberto, em todo o país. Nestas festas, as ruas se enchem de música, dança, sardinhas grelhadas e balões de ar quente. É uma oportunidade única para vivenciar a cultura e a animação do povo português, enquanto desfruta da deliciosa gastronomia local.

Para quem aprecia a história e a arquitetura, a época alta é perfeita para explorar as cidades portuguesas. Lisboa encanta com seus bairros pitorescos e bondinhos amarelos, o Porto impressiona com sua autenticidade e vinhedos do Vale do Douro, e Coimbra com seu charme universitário. Aproveite para admirar os monumentos históricos, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Palácio Nacional da Pena, e conheça a rica herança cultural que Portugal tem a oferecer.


Baixa temporada em Portugal: Inverno

A baixa temporada em Portugal vai de novembro a março e é a época mais fria, pegando os meses de inverno, que podem ser frios e chuvosos.

Se você prefere viajar quando as multidões são menores e os preços mais acessíveis, a época baixa em Portugal é uma excelente escolha. Durante este período, as cidades e atrações turísticas estão menos movimentadas, permitindo que você aproveite tudo com mais tranquilidade.

Essa é uma excelente época para visitar Lisboa e seus arredores, por exemplo, pois não há tantos turistas lotando as várias cidades. Você pode aproveitar ao máximo os espaços e os preços.

Outra vantagem de viajar na época baixa é a oportunidade de se deliciar com a gastronomia e o vinho portugueses. Você poderá apreciar pratos tradicionais e doces típicos das regiões sem a agitação das multidões. Não se esqueça de harmonizar a refeição com um bom vinho português, explorando as regiões vinícolas do Douro, Alentejo ou da Ilha da Madeira.

A Serra da Estrela também é um excelente local para visitar no inverno. As montanhas ficam cobertas de neve, criando uma paisagem encantadora. É também quando a estância de esqui local está em pleno funcionamento.

A Serra da Estrela, com suas paisagens nevadas, é encantadora no inverno


Visitar Portugal no Outono e na Primavera

Os meses de abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono) são ideais para passeios ao ar livre. As temperaturas são muito agradáveis e as paisagens estão ainda mais belas.

A primavera em Portugal é uma época encantadora, quando o país se enche de cores com as flores desabrochando em todos os cantos. Os parques naturais, como o Parque Nacional Peneda-Gerês, oferecem trilhas exuberantes e vistas panorâmicas de montanhas e cascatas. As planícies do Alentejo ficam cobertas por um mar de flores silvestres, criando uma atmosfera mágica para os amantes da natureza.

No outono, um passeio imperdível é do Vale do Douro. Setembro é o mês em que se colhem as uvas para a fabricação do vinho, por isso, há diversos passeios de barco e provas de vinho para experimentar. Sem esquecer, é claro, de visitar a cidade do Porto, e apreciar a Ponte D. Luís I, Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Vale do Douro é pintado em tons de marrom durante o outono


Não importa quando, Portugal sempre reserva experiências memoráveis

Descobrir os encantos de Portugal em todas as épocas do ano é uma experiência única. Portanto, ao planejar sua viagem, confira qual é a melhor época para viajar para Portugal de acordo com os seus interesses.

Portugal é um país com um dos melhores climas da Europa e opções de passeios para todos os gostos não faltarão, seja você aventureiro, que curte sol, belas paisagens, tours gastronômicos ou até mesmo neve. Confira já nossos tours e escolha o seu!

COMPARTILHE:

Saiba mais informações

Preparado para reservar?