Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que fazer em Fátima: religião e turismo

Descubra os encantos de Fátima, o santuário religioso mais visitado de Portugal

Fátima, uma cidade no centro de Portugal, é o destino ideal para quem quer mergulhar na espiritualidade. Cerca de 6 milhões de viajantes e peregrinos de todo o mundo a visitam todos os anos. 

A cidade é uma importante atração turística religiosa porque contém o famoso Santuário de Fátima, que é repleto de história. Além do Santuário, há museus, grutas e outros locais para os fiéis explorarem. Quer saber o que fazer em Fátima? Leia este artigo para descobrir!


Qual é a história de Fátima?

A história de Fátima remonta a 1917, quando três crianças pastoras – Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto – afirmaram ter tido visões da Virgem Maria na Cova da Iria, perto de Fátima, durante seis meses consecutivos. Essas três crianças ficaram conhecidas como os “Três Pastorinhos“. De acordo com seus relatos, a Virgem Maria apareceu para elas e transmitiu mensagens de paz, penitência e conversão.

O acontecimento mais famoso associado a Fátima ocorreu em 13 de maio de 1917 quando se deu um milagre conhecido como “O Milagre do Sol”, testemunhado por milhares de pessoas que afirmaram ver o sol girando e emitindo cores vibrantes. Como resultado das aparições e do milagre, Fátima tornou-se um importante local de peregrinação para católicos de todo o mundo.


O que visitar em Fátima?

Fátima é considerada o maior centro da fé católica de Portugal. Os passeios, em sua maioria, são dedicados para o público católico mas, mesmo sendo uma referência no turismo religioso, muitas pessoas visitam o local para conhecer mais sobre a história de Portugal.

Santuário de Fátima
Fátima é a principal cidade católica de Portugal


Apesar do Santuário de Fátima ser a principal atração, há grutas, capelas e museus na cidade que enriquecem ainda mais a história do país. Ao visitar Fátima, há alguns pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer:


Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima foi construído no local das aparições de Virgem Maria e inclui a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Basílica da Santíssima Trindade e a Capela das Velas, entre outros locais de devoção.

Há mais de 100 anos são realizadas celebrações no local, não apenas em dias religiosos, mas todos os dias do ano. Além das missas e da beleza do local, o Santuário oferece retiros, confissões, celebrações de batismos e casamentos aos devotos.

As três principais atrações do local são:

  • Capelinha das Aparições, o coração do Santuário. Construído no local onde a Virgem Maria teria aparecido para as três crianças pastoras em 1917. É um local de grande devoção, onde os fiéis depositam velas, fazem orações e contemplam as mensagens das aparições;
  • Basílica de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1953 e dedicada à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Rosário. No interior da igreja estão sepultados os “Três Pastorinhos”;
  • Basílica da Santíssima Trindade, uma igreja moderna inaugurada em 2007, com capacidade para quase 9 mil pessoas. As missas lá ocorrem diariamente e no subterrâneo há capelas de oração.


Atualmente, esse local é conhecido não apenas por sua religiosidade, mas também por seu comércio, com muitas lojas de artigos religiosos, hotéis e restaurantes. Para visitar este local, nada melhor que aproveitar um de nossos tours com paragem em Fátima. Dessa forma, você também poderá visitar outras cidades religiosas de Portugal no mesmo passeio.

Basílica da Santíssima Trindade


Via Sacra e Monumento dos Três Pastorinhos

A Via Sacra representa o caminho percorrido pelos “Três Pastorinhos” desde Aljustrel à Cova da Iria para apascentar os seus rebanhos. Começa na Rotunda Sul em Fátima (onde se encontra o monumento) e termina na Capela de Santo Estêvão e Calvário Húngaro, em Valinhos. A caminhada é muito importante para todos os peregrinos que viajam para Fátima.


Museu de Cera

Este museu de Fátima possui personagens do catolicismo esculpidos em cera. O Milagre de Fátima é retratado no local e convida os visitantes a realizar uma viagem pela história de fé da cidade. São mais de 30 cenários mostrando como foi a aparição da Virgem Maria aos “Três Pastorinhos”.


Como ir para Fátima?

Os visitantes podem fazer o percurso até Fátima de carro, ônibus ou até mesmo andando – muitos fiéis fazem o caminho de peregrinação a pé, como promessa ou sacrifício. De todas as formas de transporte, a opção mais conveniente para turistas é por meio de ônibus. Você poderá visitar Fátima com nosso tour saindo do Porto e ainda ter a oportunidade de conhecer a cidade histórica de Coimbra.

Se você está em Lisboa, saiba que a distância da capital a Fátima é apenas de 130 km. A cidade fica tão próxima que um bate e volta de Lisboa é o roteiro mais selecionado pelos turistas. É possível explorar cada lugar que faz parte da história de Fátima em um dia apenas. Poderá fazê-lo com nosso tour de um dia por várias cidades portuguesas no centro do país. Nele, poderá visitar o lugar das aparições de Virgem Maria e o Santuário de Fátima.


Quando ir a Fátima?

As melhores datas para ir à Fátima são nos dias de eventos religiosos de grande respeito na cidade, como a Procissão das Velas. É um dos momentos mais marcantes para quem visita o Santuário, uma experiência única. Verifique no site oficial do Santuário para não perder as datas.


O Santuário de Fátima está aberto durante todo o ano, mas lembre-se que o mau tempo pode tornar o passeio um pouco menos confortável, pois o Santuário é ao ar livre. Dê preferências em datas com poucas chances de chuva, como no Verão.

Santuário de Fátima visto de cima


Para os peregrinos que desejam percorrer os caminhos a pé até Fátima, é importante planejar suas rotas com antecedência. Existem rotas bem estabelecidas para diferentes níveis de caminhada, com opções de hospedagem ao longo do percurso. Há vários grupos de voluntários portugueses prontos a ajudar. Recomenda-se que os peregrinos estejam preparados fisicamente e estejam cientes das condições do percurso. 


Explore já os encantos de Fátima

Fátima, o Santuário religioso mais visitado de Portugal, oferece uma experiência única tanto para os viajantes quanto para os peregrinos. A história das aparições de Nossa Senhora, os pontos turísticos emocionantes e a atmosfera de devoção espiritual fazem de Fátima um destino imperdível para quem busca um encontro com a fé católica.

Ao explorar Fátima, você será envolvido pela história, pelas tradições e pela espiritualidade que permeiam essa cidade sagrada. Faça essa jornada e mergulhe nos encantos da religiosidade. Você certamente será tocado por essa experiência única.

COMPARTILHE:

Saiba mais informações

Preparado para reservar?